sábado, 8 de setembro de 2012

Tutorial: Personalização através da reutilização!


Personalização através da reutilização



A onda do momento é a reutilização de materiais descartados, desde a reciclagem de plásticos até a de madeiras de demolição. A proposta aqui é transformar um móvel velho de sua casa em uma peça integrante da decoração do seu ambiente. A partir de um guarda-roupa velho de compensado, farei um rápido tutorial de como idealizar e montar uma estante, ou qualquer móvel de acordo com as possibilidades e necessidades do seu ambiente.




Comece com um esboço básico, com relações de medidas tendo em vista as dimensões que o móvel terá: faça um planejamento com as partes adquiridas do velho móvel, indicando onde cada peça fica e quais partes farão a sustentabilidade do móvel. Dica: procure escolher as madeiras mais resistentes e sem marcas de degradação.


 
De acordo com os materiais disponíveis (pregos, parafusos e cola de madeira), comece juntando as partes para montar a base do móvel ou o primeiro nível de prateleiras.

Depois crie os pés do móvel de maneira que fique centralizado e que dê uma boa sustentabilidade de acordo com a altura e a largura da futura prateleira.


 
Pronto, temos o primeiro nível do móvel e já da pra ter uma idéia de como irá ficar.

 
Agora estruture os outros níveis de prateleiras de acordo com as possibilidades que o antigo móvel lhe proporcionou e defina o rendimento do material. Estabeleça um parâmetro para que os materiais não acabem no meio da produção.



Continue estruturando os outros níveis, sempre lembrando de dar resistência e sustentabilidade á estrutura do móvel. Quando a estrutura começar a ficar alta de mais para o manuseio das peças, caso necessário, deite-a pra dar continuidade.



















Depois de tudo pronto, levante a estrutura novamente para começar a fixar as laterais de sustentação, o teto e o fundo do futuro móvel.




Finalmente pronto, agora é só pintar, decoupar ou qualquer outro acabamento que adeque-se as suas necessidades. Eu escolhi deixá-lo com a característica da madeira e usar como guarda-roupas.
 
Com a sobras da madeira ainda foi possível produzir um outro móvel. A optimização dos materiais vai lhe propiciar um maior rendimento e aproveitamento.


 
Ferramentas utilizadas:


*serrote ou serra elétrica para corte
*martelo
*esquadro
*fita métrica
*furadeira elétrica
*chaves de fenda, etc (depende do parafuso utilizado)


Materiais utilizados:


*madeiras (mdf, compensado, etc.)
*pregos e parafusos
*cola
*lixas (para acabamento de rebarbas)
 
Joni Lima
NAJON

 

Um comentário: