quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia das bruxas, dia do saci, dias de animação!

Dia 28 de outubro é considerado o dia internacional da animação e hoje, dia 31, o dia das bruxas e também do saci. Para não passar em branco essas datas preparei um tutorial de confecção de um Fenaquitoscópio para diversão rápida e de pouco recursos.

Para quem não sabe um Fenaquitscópio é um brinquedo óptico inventado por Joseph Plateau em 1832 durante seus estudos sobre a persistência da imagem sobre a retina.

Material:

lápis
borracha
papel
papelão
compasso
tesoura
boa vontade


 
 Primeiro faça uma circunferência e divida ela em quantas partes forem necessárias. Dependendo do seu desenho animado, lembrando que a velocidade usada no cinema é de 24 quadros mas não é necessário tudo isso. No meu usei apenas nove quadros. Aqui como dividir sua circunferência. O tamanho do raio também depende: quanto maior o raio,  maior o espaço para os desenhos.



Em cada espaço desenhe um movimento. No meu caso, depois de dividir a circunferência, desenhei na parte de trás para não aparecer a divisão. Foram 9 movimentos de um saci pulando(ou andando, neh?!)



Recorte sua roda de desenhos e faça no papelão uma outra circunferência com um raio maior que a anterior. Marque nessa nova circuferência as divisões.
Recorte a nova circunferência e faça uma pequena abertura nas marcações feitas, como na figura abaixo. Cole sua roda de desenhos no centro.

 
Faça um pequeno furo no centro da roda já pronta. Como meu suporte era um lápis fiz uma pequena marcação e cortei com um estiliete em x, não muito grande, apenas para passar o lápis e ficar preso sem deixar espaço.

Para ver o desenho em movimento fique na frente de um espelho e olhe
pelas frestas do papelão como no video.
 
 
 

 
Essa é umadas maneiras de se fazer um brinquedo óptico. Além dele há vários tipos e formatos. Quero escrever mais sobre esses objetos e sobre a história da animação, por enquanto espero que gostem, divirtam-se, usem e abusem da criatividade.

Thiago Moraes
NAJON

Nenhum comentário:

Postar um comentário