segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Sente essa cor!

O que você sabe sobre cor? Cor é realmente o que a gente vê? é aquilo que tocamos? é uma ilusão criada pela nossa mente? 
Respostas para essas perguntas são criadas há tempos, e um dos primeiros registros sobre cor apareceu há mais de 2.000 anos. Na renascença, o italiano Leonardo da Vinci também tentou responder essas perguntas.  Nesta semana me acompanhe pelas experiências e resumos do livro introdução a teoria da cor de Luciana Martha Silveira.


Hoje compreende-se 3 aspectos no entendimento de cor, sua construção física (a luz é rebatida pelo objeto), fisiológico ( a cor vermelha que identificamos no objeto) e simbólico (cultural ex: vermelho = perigo). Também podemos dizer que existem cores primárias, secundárias, que apresentam saturação, brilho, constrastes, tonalidade, etc. Mas por hora vamos explorar o conceito elaborado por Leonardo sobre o azul e a perspectiva.

Leonardo ao escrever sobre teoria de cor apresenta como cores primárias, ou seja, cores que não podem ser feitas de outras, o branco vermelho, verde, azul e preto e, contrariando os escritos gregos, diz que os olhos não emitem raios. Seus estudos, além de circular nos atelies de sua época, também serviu de base para outros estudos posteriores e ainda se mantém como uma boa base de referências e estudos.


Uma de suas teorias é a de que o ar é azul e quanto mais ar entre as figuras mais azul será. Ele quer dizer que quanto mais distante do observador mais azul fica. Para exemplificar podemos observar a obra A virgem e o Menino



Para compreender melhor o efeito do azul na perspectiva segue a proposta apresentada pelo livro: criar camadas de cores em aquarela indo do vermelho ao azul.


                                          a proposta do livro da maneira original e variações!

Amanhã seguimos com o livro e a introdução às teorias mais elaboradas que irão surgir ao longo da historia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário