quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Prosa e Segredo

O último final de semana do mês de outubro as galerias do SESC horto foram invadidas por muita cor, letras e uma porção de histórias clássicas, velhas, novas, modernas, antigas e das mais diversas formas. O Sesc Literatura estimula o gosto pela leitura nos pequenos e enche de fantasia o mundo dos grandões. Com oficinas de caligrafia, encardenamento, cinema de animação, ilustração em HQ, palestras e muitos, mas muitos livros, a mostra trouxe muitas novidades. Houve lançamento do livro Prosa e Segredo, da atriz e escritora Michele Dominiq, nas galerias as ilustrações de Deni Feliz encantavam com sua simplicidade e cumplicidade com o evento e o teatro da Casa de Ensaio deu vida e música a diversos poemas. Pra quem perdeu, conferi um pouco da mostra e pegamos entrevistas com alguns oficineiros. Uma coisa boa que notei foi a grande diversidade de formas e meios para apresentar a literatura, nem só de livros cheios de letras e mais letras mas quadrinhos, teatro a várias atividades que preencheram o SESC.
 
  
 
"A ideia de quando que me convidaram era chamar atenção para a criação dos poemas; da literatura em si, da letra: desde a criação na mente e no coração de cada um, e depois oferecer a eles uma criação de uma letra bonita, mais artística, junto a um resgate do belo e do bem-feito com a mão, sem uso de computador ou de uma máquina. Houve também uma oficina de encardenação dessa produção. Tudo como uma Arte. Mas tudo depende do olhar de quem vê. Pra mim escrever é um desenhar. Se escrever um recado bem rápido no meio do dia é uma coisa: é passar informação. Agora sentar, empunhar a caneta, escrever com esmero, com capricho, isto é um desenho, praticamente, e torna-se uma arte. Sem desmerecer outras, mas somando a elas. Até um assinar de um quadro é um desenho, uma forma de arte."
Valdebrando dos Santos - ministrante oficina
 
"O cinema é uma linguagem que vem da literatura. Vários livros são adaptados para o cinema. São linguagens que interagem e se complementam. Fiquei muito feliz pelo convite do Sesc para essa oficina. Tivemos uma média de 15 inscritos de todas as idades. Achei isso muito bacana. E na verdade foi uma pequena introdução sobre a linguagem de animação e utilizando a técnica de stop-motion (parada-por-ação), os alunos puderam brincar e exercitar não só a tradicional matéria do stopmotion que as pessoas acham que é só a massa de modelar. E não é. Stopmotion é uma técnica que pode ser usado qualquer objeto inanimado e dar vida a ele. Aqui tivemos um trabalho sem massa e dois com massa. Procuramos juntar a ideia com a literatura sendo dois desses trabalhos baseados em obras literárias."
Elis Regina - ministrante oficina



Thiago Moraes
NAJON

Nenhum comentário:

Postar um comentário