terça-feira, 21 de agosto de 2012

7 Tons de Vermelho e Pedalando na Lagoa

Aberto no dia 09 de agosto a exposição "7 tons de Vermelho" de Zilá Soares e "Pedalando na Lagoa" de Ton Barbosa, a mostra apresenta alguns quadros entre pesquisas e experiências dos artistas.

Zilá Soares

Como chegou a essa exposição?

Esta exposição é minha e do Ton. Ele está com as bicicletas e eu com o tema de taças, garrafas e bares, um tema que eu já trabalhei em 2002. Em 2010 fiz uma exposição de desenhos que chamei de “Vinho Veritas”, já com essa coisa dos vermelhos, então aqui é uma sequência desse trabalho. Mas esse é um dos meus trabalhos, sou uma artista que gosto de trabalhar com variados suportes: pintura e desenho são apenas alguns! E não necessariamente precisa ser o mesmo tema.

De onde vem a influência da moda?

Minha mãe sempre teve loja, cresci envolvida com esse universo da moda. Quando me formei dei aula em curso de moda, trabalhei 14 anos com minha mãe e quando falamos sobre moda, falamos de algo contemporâneo. Se observar minhas figuras femininas, elas tem essa particularidade das mulheres de hoje: estar bem vestida, ser magras e esguias.

E esse lado boêmio?

Meu pai diz que desde pequena eu adorava ir à restaurantes, e ficava bem fascinada com aquele visual das garrafas arrumadas em prateleiras, as taças e várias coisas que me chamam atenção. Sou apaixonada por vinho, e são essas coisas que dão prazer: partindo das formas de garrafas e taças para criar uma estética interessante.






Ton Barbosa

Por que essa temática?

Moro perto da lagoa Itatiaia. Adoro morar ali porque é um pedaço do pantanal dentro do perímetro urbano. Sempre retrato o movimento dos biguás, e ali sempre há pessoas pedalando então resolvi juntar as duas coisas que eu gosto de pintar.

Alguns quadros são bem realistas outros quebram essa estética. Por quê?

Eu tenho muito forte no meu trabalho, o desenho, e ao mesmo tempo tenho uma briga para quebrar o desenho. Você ve que, os trabalhos da lagoa, trabalhei com espátula e perdi um pouco o controle do desenho, com essa intenção. De perto você bem as tintas espalhadas, mas mais longe você ve a lagoa. Já nas bicicletas, tem desenho preciso! Eu pesquiso os modelos de bicicleta, e como sou muito fã, sou muito fiel aos desenhos delas.

Tem uma pintura em parceria com outro artista...

O Guido é meu filho, ele tem 11 anos e desde dos 8 trabalhamos juntos. E gosto muito do desenho dele, só que ele não entende muito de cores e acaba borrando todo o desenho. Então a gente fez um acordo: ele faz o desenho e eu pinto!






As mostras “7 tons de Vermelho” e “Pedalando na Lagoa” está no Memorial da Cultura e Cidadania, que fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande. A exposição permanece aberta ao público até 31 de agosto, das 7h30 às 17h30. A entrada é franca.

NAJON
Thiago Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário